Empresários de Ilhéus aprendem a aumentar vendas em datas promocionais

Danielle Passos
JBO

Empresária do ramo de festas infantis e eventos há um ano, em Ilhéus, Danielle Passos já dispõe de um catálogo com 120 temas e motivos prontos para aluguel ou compra, mas está sempre em busca de novidades para atender a demandas diferenciadas. Nesse ponto dos negócios, em que está aumentando sua clientela, ela está focada em metas e na superação de obstáculos para crescer. “Estou sempre buscando me qualificar e trocar experiências para melhorar minhas práticas comerciais”, afirma.

Por conta dessa atitude proativa nos negócios, Danielle Passos procurou soluções para as principais questões relacionadas a vendas e liderança empresarial. O tema foi apresentado na palestra motivacional da consultora em diagnósticos empresariais do Sebrae, Marta Ayres, voltada para empreendedores e trabalhadores do comércio que atuam em Ilhéus. A palestra, gratuita, aconteceu no dia 29, às 19h, no auditório do escritório local da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na praça Cairú, centro da cidade.

Bacharel em Letras pela Universidade Santa Úrsula-RJ, Marta Ayres é especialista em Marketing pela Cândido Mendes-RJ, em Psicologia Social pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (SBDG–RS), e ainda participou de cursos de coaching. Com esse currículo e a experiência profissional, ela falou sobre as três mais importantes datas do calendário promocional do comércio: Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João.

“O comerciário tem que ser visto como protagonista das transformações do seu negócio, mas também precisa dar a sua parcela de colaboração na parceria como empresário, buscando excelência em tudo que faz”, explica a palestrante. Marta Ayres destacou ainda a potencialidade do sul da Bahia, descrevendo a região como “especial”. Por este motivo, segundo ela, “os empresários podem fazer as mesmas coisas de forma diferente e melhor, assumindo o papel de protagonistas persistentes”.

Campanha - No evento, também aconteceu o lançamento oficial da campanha tríplice promocional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), contemplando as três datas comemorativas. O mote da campanha é “Compre em Ilhéus – Encha seu coração de presentes e alegria”.

O empresário do ramo de material de construção há duas décadas em Ilhéus, Clóvis Júnior, afirma que a palestra motivacional “contribuiu para despertar lojistas e colaboradores para a necessidade de atendimento qualificado ao cliente, no sentido de fidelizá-lo e estimulá-lo a comprar no comércio local”.

Para o proprietário de uma das principais lojas de móveis de Ilhéus e presidente da CDL, Paulo César Ganem, o estabelecimento de uma parceria com o Sebrae é fundamental para a qualificação do comércio. As duas entidades firmaram parceria para realização da palestra e da campanha tríplice.